Refino de Petróleo e Gás

O refino é uma das atividades de downstream. Este termo concentra, essencialmente, as atividades de refino do petróleo, tratamento do gás natural, transporte e comercialização/distribuição de derivados.

Transformar o óleo bruto em produtos essenciais para o seu dia-a-dia. Aqui na Petrobras, trabalhamos com o objetivo de aumentar a capacidade de produção das refinarias para atender a crescente demanda por derivados. Mas não é só isso. Queremos produzir mais, buscamos produtos novos.

Desenvolvemos tecnologia própria para processar o petróleo nacional, que tem como característica ser mais pesado. O resultado é a obtenção de um percentual maior de produtos nobres saindo de nossas refinarias. Diminuímos a dependência de importação e aumentando a rentabilidade.

Os principais produtos que saem de nossas refinarias são: diesel, gás liquefeito de petróleo, gasolina, lubrificantes, nafta, óleo combustível e querosene de aviação.

Os números consolidados em 2007 registraram o crescimento na produção nacional de petróleo: nossas 11 refinarias produziram cerca de 1,8 milhão de barris de derivados por dia. Em conjunto, investimos em novas unidades e melhorias tecnológicas.

Entre as novas tecnologias, desenvolvemos pioneiramente o HBio. Esse processo representou avanços na qualidade do diesel e na proteção ambiental. A inclusão de óleo vegetal no diesel resulta em um produto de alta pureza.


0 comentários:

Postar um comentário